O presidente da Fetramesc, Orlando Soares Filho, e diretores da entidade marcaram presença no 4º Evento Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho, promovido pela Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST-SC), nos dias 17 e 18 de julho, em Itapema. O encontro reuniu mais de 80 representantes sindicais de diversas regiões do estado, sob o tema “Saúde e segurança no trabalho, uma questão de cultura”.
Durante os dois dias de programação, os debates abordaram temas fundamentais para o fortalecimento da atuação sindical na defesa da saúde dos trabalhadores, como as políticas públicas voltadas à saúde laboral, a necessidade de ocupação dos espaços de decisão pelos sindicatos, as recentes alterações na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-01) e o avanço dos problemas relacionados à saúde mental nos ambientes de trabalho.
Entre os palestrantes estavam Izelda Teresinha Oro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Chapecó; Paulo Roberto Eccel, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina; e Jean Nasgueweitz, psicólogo com mestrado na área de saúde mental do trabalhador.
Na abertura, Izelda reforçou a importância da participação ativa das entidades sindicais nos conselhos e comissões que definem políticas públicas de saúde. Já o superintendente Paulo Eccel apresentou as alterações da NR-01 e destacou a retomada das fiscalizações pelo MTE, reforçando o papel estratégico dos sindicatos nessa pauta. O psicólogo Jean Nasgueweitz, por sua vez, chamou atenção para os sintomas de esgotamento e a necessidade de apoio emocional aos trabalhadores.
O presidente da NCST-SC, Izaias Otaviano, comemorou o sucesso da quarta edição do evento e antecipou que a organização da quinta edição já está em andamento. “O retorno dos participantes mostra que estamos no caminho certo. Qualificar o movimento sindical para atuar com mais firmeza na saúde e segurança no trabalho é um dos compromissos da nossa gestão”, afirmou.
A Fetramesc reafirma seu compromisso com a pauta da saúde e segurança e seguirá atuando para garantir ambientes laborais mais saudáveis, com proteção, informação e valorização dos servidores públicos municipais de Santa Catarina.
